yooo! olha eu denoovo Mari whihlock
O que é VOCALOID?
Vocaloid é um software, idealizado pela Yamaha por meados de 2003, possuindo uma simples função: cantar. O propósito inicial de sua criação foi para servir de backvocals para artistas “reais” porém sua usabilidade foi muito além do esperado. O vocaloid utiliza como base para criar as canções voicebanks baseados em vozes reais formando as palavras e frases através de fonemas.
O software requer bancos de vozes – quais não são necessariamente desenvolvidos pela própria Yamaha. Hoje no mercado temos cerca de 7 companhias produzindo oficialmente voicebanks para o Vocaloid e muitas outras envolvidas no processo.
Desde 2003 o programa já ganhou uma segunda versão chamada VOCALOID2, sua principal diferença da versão anterior é o poder de sintetização da voz, que aumentou consideravelmente, além de uma nova interface. A Yamaha já anunciou a produção do VOCALOID3 e está sendo desenvolvido até o presente momento.
O fenômeno Hatsune Miku.
Com o sucesso das vendas de Meiko, a nova interface e as mas vendas de Kaito, a empresa Crypton parou para analisar o mercado musical do Japão e suas necessidades. Eles perceberam que o apelo de um personagem fofinho “moe” (termo utilizado para definir características consideradas atrativas pelos japones como óculos, uniformes escolares, etc) era grande e resolveram atender a essa demanda, iniciando a produção de vocaloids denominados Character Vocal Series (série de personagens vocais). Para sua confecção eles projetaram um personagem baseado nessa cultura e contrataram o ilustrador KEI para personificar a criação. Foi criado então a primeira personagem dessa série, chamada Hatsune Miku, definida pela Crypton como Ídolo Virtual. Sua principal característica que a diferencia é a presença de um pequeno profile, revelando idade, altura e peso. Tendo como provedora de voz uma atriz chamada Saki Fujita, conhecida por sua voz aguda e “fofa” assim que lançada Hatsune Miku foi sucesso total de vendas, tendo esgotado no primeiro dia que foi a venda, em 31 de Agosto de 2007. Seu nome significa Primeiro (Hatsu – 初) Som (Ne – 音) Futuro (Miku – ミク).
Antes da existencia de Miku Vocaloid era um programa considerado underground e de pouco uso. Para essa popularidade aumentar o site NicoNicoDouga (Sorria Sorria Vídeos, conhecido como o Youtube japonês) teve papel fundamental nesse sucesso. Com os uploads de vídeos com a Miku não demorou muito até que surgissem paródias com sucessos da internet.
A primeira música famosa de Miku foi um cover Levan Polkka, conhecida através de um meme da internet “Loituna Girl/Leekspin”, tendo como principal imagem uma miku completamente deformada agitando um alho-poró (negi em japonês, leek em inglês). Devido a popularidade desse meme na internet tanto ocidental como oriental a aparição de Miku começou a ser notada.
Em novembro de 2007 um mangá chamado Hatsune Mix começou a ser publicado, dando maior notoriedade a figura de Miku.
Ela também teve aparições em animes, como Sayonara Zetsubou Sensei e jogos como Hellowork DS. Sua popularidade rendeu uma parceria com a SEGA, que lançou a série de jogos para PSP e PS3 entitulada Project Diva, um jogo de quebra-cabeça musical, semelhante a Elite Beat Agent, DDR e Guitar Hero.
Em 2009 Miku ganhou uma placa de alúminio de 8cm por 12cm enviada ao espaço com a espaçonave Akatsuki graças a uma petição.
Não se sabe ao total a quantidade de Cds, DVDs e produtos relacionados a ela existem, mas entre jogos, doujins, cosplays e músicas Miku soma uma razoavel quantia aos bolsos da Crypton.
A popularidade de Miku hoje é ainda maior, tendo repercussão internacional, inclusive aqui no Brasil, tendo sido exibida uma reportagem com ela no programa Fantástico, em 3 de Janeiro de 2011.
Vocaloid pós-Miku.
Em dezembro de 2007 a Crypton quis repetir a dose de sucesso de Miku lançando duas vozes no mesmo pacote. Embora o projeto original fosse o de lançar uma voz grave feminina adolescente em contraparte a de seu primeiro produto, entretando o público pediu por uma voz masculina. Traumatizada com o fracasso de vendas do Kaito a empresa optou por lançar a voz masculina junto com uma voz feminina, ambos tendo origem na mesma voz, Shimoda Asami. Eles foram batizados com os nomes de Kagamine Rin e Kagamine Len, significando Som espelhado direito (rin) e Som espelhado esquerdo (len).
Há um grande debate sobre a relação entre eles (gemeos ou imagens espelhadas), oficialmente eles são imagens espelhadas, a interpretação entre a relação deles varia de pessoa para pessoa.
Também seguindo o esquema do primeiro produto, as ilustrações foram produzidas pelo mesmo ilustrador a boxart seguiu o padrão da primeira. Eles são considerados os vocaloids numero 2 da série “character vocal”.
Devido a extrema baixa qualidade desses primeiros voicebanks (inferiores até que os primeiros vocaloids lançados em 2005) a Crypton rapidamente corrigiu o problema de qualidade lançando um ACT2, novos voicebanks para os dois que corrigiram problemas de pronuncia e tornar a voz de Len mais masculina.
Todas as pessoas que tinham comprado o ACT1 até o dia do lançamento do ACT2 tiveram direito a uma cópia grátis do programa. O instalador do programa não substituia as vozes do ACT1, deixando então Rin e Len com 2 voicebanks cada um.
Os dois foram rapidamente acolhidos como parte da família Vocaloid e sua popularidade se mantém alta até hoje.
Nesse tempo surgiram as denominações do sufixo P para produtores e girias como PV. A popularidade de vocaloid no NicoNico era extremamente alta. Também foi nessa época que começaram as definições dos itens, o sorvete do Kaito (graças ao incidente do vídeo comentado acima) o alho-poró, a banana, a laranja e o sakê. Depois disso todo vocaloid ganhou um item de “mascote”. Houve uma grande confusão por parte do fandom nessa época, que acreditava que Vocaloid fazia parte de soundtracks de anime. Logo o propósito do programa foi esclarecido embora muita gente ainda ache que vocaloid deveria ter um anime.
Em agosto de 2008, o álbum re:packed vendeu 20.000 cópias atingindo a 5 posição no ranking do Oricon naquela semana.
Os caminhos de vocaloid pelo ocidente.
A produção ocidental de vocaloid viu a necessidade de um vocal mais realista e direcionado para outro tipo genero musical. A companhia Zero-G lançou a vocaloid chamada Prima, nome derivado de Prima Donna, que em italiano significa primeira donzela, um termo usado para descrever mulheres em papéis principais de peças de teatro.
Sua voz foi produzida a partir de uma acadêmica que respondeu ao anúncio colocado pela empresa em uma escola de música, Prima é uma vocaloid única dado ao fato que seus vocais são voltados para a ópera. O estilo de cantar de prima junto com a suavidade de sua voz a torna uma das vocaloids mais realistas do mercado.
Alguns implementos foram feitos devido ao fato de seu genero ser ópera. A inserção do fonema R (aquele RRRRRRRRR que se faz com a língua) que depois veio a ser padrão em todos os vocaloids ingleses e os fonemas de repiração (br1 a br5) sendo a única vocaloid inglesa mulher a ter tais fonemas.
Graças a seu ingles claro, e sua pronuncia diferenciada Prima é um vocaloid altamente usado pela produção japonesa e inglesa para vozes de backup, também há uma grande variedade de covers bem sucedidos feitos com ela.
A inserção do fator fama no mercado japonês.
Com toda essa popularidade no Japão, novas empresas começaram a notar a possibilidade de um bom mercado. Uma companhia japonesa chamada InternetCO contratou o famoso cantor Camui Gackt para dar voz ao vocaloid chamada Gackpoid, entretanto os fãs adaptaram seu nome para Kamui Gakupo. Tendo sua boxart desenhada pelo mesmo autor de Berserk, Gackpoid ganhou uma arte puxada para o lado tradicional Japones, ele foi lançado em 31 de Julho de 2008, o fato de seu doador de voz ser o Gackt ajudou a manter a popularidade do Gackpoid estável e alta.
A voz de Gackpoid é considerada por muitos dificil de lidar por ser extremamente anasalada, no entanto ela harmoniza muito bem com quase todas as vozes lançadas.
Em uma musica solo
Dueto
Vocaloids
![](file:///C:/Users/MARIAN%7E1/AppData/Local/Temp/moz-screenshot-2.png)
Nenhum comentário:
Postar um comentário